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Como escolher a melhor ferramenta para o monitoramento de Redes Sociais?

Como escolher a melhor ferramenta para o monitoramento de Redes Sociais?

Não são poucas as opções. Sempre encontro com amigos confusos diante de tantas possibilidades para realizar um trabalho aparentemente simples, o monitoramento das redes sociais. E não escondo: muitas vezes fico tão confusa quanto eles, pois sempre há uma nova ferramenta, uma nova rede, uma nova promessa.

O monitoramento foi ganhando importância com o passar do tempo por ser uma das poucas formas de mensurar e acompanhar o trabalho que está sendo feito na atuação das marcas e da concorrência (principalmente se você não é um e-commerce). Mas há diversas maneiras de fazê-lo e isso depende bastante de um posicionamento muito simples: qual é o seu objetivo?

Se o seu objetivo está no acompanhamento de BUZZ

Uma ferramenta horizontal (aquela que agrega diversas mídias sociais em uma única plataforma) poderá lhe auxiliar. Neste caso será importante considerar o volume total de menções sobre sua marca e do concorrente (caso seja de seu interesse), os tipos de mídia utilizados para as publicações, o pico de menções do período analisado (e o motivo principal), os principais influenciadores (e o caminho da informação até a notícia) e, por fim, fatalmente fará a diferença a análise de sentimento (ou de polaridade), embasada no tema/ subtema e perfil do público.

Neste momento você está diante de um objetivo decisivo para a escolha de sua ferramenta – ela faz ou não faz classificação automática de temas e sentimentos?

Se o seu objetivo é uma análise profunda

Opte por uma ferramenta que permita alterações humanas e tenha uma equipe capacitada para analisar todas as publicações. Só assim você conseguirá ir mais fundo olhando para detalhes mais qualitativos, tirando insights a partir dos dados. De uma forma geral, essa opção é buscada quando há o interesse em conhecer o público e suas percepções sobre o produto na intenção de melhorá-lo ou trabalhar sua imagem.

Se o seu objetivo é um acompanhamento abrangente

Entre a abrangência e a profundidade há aqueles que escolhem a abrangência e podem acompanhar o andamento através de um relatório (geralmente o que te faz ficar só com uma das opções é o budget mesmo). Aqui, a ferramenta que faz todas as classificações necessárias automaticamente é a melhor opção. Mas lembre-se: caberá a você transformar estes dados em conhecimento, sendo compreensivo com os erros da máquina e trabalhando para otimizá-la a seu favor.

Se o seu objetivo é abrangência e profundidade

Você está querendo fazer uma trabalho incrível, não? Pois bem, para isso precisará mesclar algumas ferramentas e tirar o melhor que cada uma pode oferecer para ter uma visão mais completa, analisando pontos de vistas complementares. Primeiramente é bacana saber quais são as redes em que você irá atuar, considerando as possibilidades de ferramentas verticais (especializadas em uma única mídia) adicionarem aos dados das ferramentas horizontais. Também é importante testar: faça um estudo de palavras e configure diversas ferramentas para notar a diferença em sua indexação de dados. Você verá que há ferramentas que indexam melhor o Twitter, enquanto outras fazem isso melhor com o Facebook, por exemplo. Há também aquelas ferramentas que são específicas para Instagram – e o melhor: algumas delas são bem baratas ou gratuitas!

Mas, se o seu objetivo é monitorar sua atuação…

O principal a ser feito na mídia própria (owned media) é o gerenciamento do seu conteúdo. A análise deve considerar as interações, os horários que geraram maior engajamento, o alcance dos conteúdos publicados, entre outras métricas que auxiliem e justifiquem o planejamento de atuação para o próximo período. Há ferramentas específicas para a gestão de conteúdo, como o próprio Hootsuite, que tem um preço acessível e produz relatórios automaticamente.

Em tempo: há opções de ferramentas de monitoramento que abrangem tanto os dados de buzz quanto os dados de atuação. Neste caso, avalie os módulos separadamente para entender se atendem seus objetivos isoladamente, ok?

BOXSM

About Beatriz Dourado

Beatriz Dourado é jornalista, cursa mba em marketing estratégico na Usp e hoje lidera a área de Social Media na Unboxing You.