Home » Advertising » O que o minuto mais caro da publicidade mundial nos lembra sobre nossos valores?
O que o minuto mais caro da publicidade mundial nos lembra sobre nossos valores?

O que o minuto mais caro da publicidade mundial nos lembra sobre nossos valores?

Todos os anos, milhões de pessoas pausam as suas vidas durante umas 4 horas para acompanhar, os que alguns dizem, o mais primoroso e organizado evento do esporte mundial: Super Bowl! Para os fãs da NLF (ou do esporte), é um momento de êxtase, acompanhado de altas doses de adrenalina – quem assistiu o jogo ontem e acompanhou a temporada sabe bem do que estou falando.

Mas muitos, que não são tão fãs do esporte, estão grudados na suas telas para ver o que os maiores criativos e marcas do mundo nos reservaram para este ano. É indiscutível que para muitos de nós que também estamos nesta classificação, esses 30” segundos dizem muito e serão assunto no próximo Happy Hour. Afinal, estamos falando dos 30” mais caros da publicidade mundial! Em 2014, segundo a Forbes, falava-se em aproximadamente US$4.000.000 (quatro milhões de obamas) pelos 30” mais assistidos da TV mundial (só na América estimou-se um alcance de 108 milhões de pessoas).

Se você não viu todos os spots de ontem, check this sound: http://www.superbowl-commercials.org/

Notei que, diversos criativos escolheram mexer com nossas emoções, mais do que nos últimos anos. São spots, feitos para mexer com nossas glândulas lacrimais e até para os mais ‘rústicos’ marejar a janela da alma. O mais interessante é que o valor “família” e “não esqueça das coisas importantes” é ressaltado em mais de um desses comerciais.

Vivemos hoje em um mundo altamente conectado, onde, em vista de estarmos conectados praticamente 24/7/365, muitos diminuíram a sua participação no vínculo familiar ou alguns valores que aprendemos desde pequeno. Já notou que muitos praticamente não ouvem mais a voz de seus entes queridos, mesmo os que estão distantes? Às vezes estamos próximos a eles (na mesma mesa tomando uma refeição), mas estamos somente ali de corpo presente: nossa mente e nossos olhos estão vagando em meio de centenas de mensagens, imagens e noticias ao redor do mundo, as quais nos lembram a respeito do valor que devemos dar a nossos entes queridos, mas estamos tão absortos, que isso se torna commodite.

Esses spots foram feitos para nos emocionar, para que as marcas em questão possam ganhar um espaço importante no nosso emocional (afinal, grande parte de nossas decisões de compra são controladas exatamente por essa parte de nosso cérebro). Uma lagrima cair ou nossos olhos marejarem quando vemos o spot da Dove, Nissan, Toyota ou Dodge, que nos lembram o quão importante é não deixarmos de lado esse bem mais precioso que temos na vida, é somente o indicio que devemos avaliar o bem incomparável que temos: relações pessoais, família e nossos valores.

Deixemos marcadas em nossas mentes, as ultimas frases do spot da Dodge, com o titulo “Wisdom”:

 “Live fast,”

“And never, ever,forget where you came from”

About Rafael Martes

A 10 anos respirando esse mundo de tags, scripts e termos engraçados do mundo digital, teve passagens por portais, agências e empresas de marketing digital e plataformas. É founder da Operatum (www.operatum.net) e co-founder da Flutuar Studio (www.flutuar.com.br).

Leave a Reply