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SEO? O que é ? Como funciona?

SEO? O que é ? Como funciona?

Mais um post da série “Sopa de Letrinhas do Digital”.

SEO,  mais uma das famosas combinações de letras do mercado digital, que muita gente já escutou falar, mas na prática não sabe muito bem do que se trata.  Muita gente não sabe o que é, a importância e nem como trabalhar com isso.

A idéia é compartilhar de forma simplificada a importância do SEO na sua estratégia digital.

Para começar, SEO é uma abreviação em inglês de Search Engine Optimization que basicamente é a forma de organizar o conteúdo do seu site para que os buscadores o classifiquem como um conteúdo relevante e o coloquem como prioritários (primeiras páginas) na busca através de palavras chaves.

Existem duas formas de ficar no topo das páginas dos buscadores, a primeira é pagando, colocando o site na lista de anunciantes e outra forma é por “merecimento”. Mas falaremos de SEM (Search Engine Marketing) em outra ocasião.

Manter uma performance contínua de técnicas SEO é necessário para gerar boas impressões e em seguida, conversões para sua página. Apesar da importância da inserção de propagandas e compras de palavras-chave com Google Adwords, o percentual de usuários que ainda preferem clicar em resultados orgânicos é muito relevante e não pode ser ignorada.

O ano de 2013 foi um dos mais impactantes para quem trabalha ou se interessa por SEO. Inúmeros updates de algoritmo vieram à tona e cada vez mais vemos a qualidade de conteúdo ser tratada como um dos fatores primordiais para quem quer ter sucesso em projetos de SEO, e um dos debates que mais ganha força é: o que vai funcionar em 2014?

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O que posso antecipar aqui é são algumas boas práticas já utilizadas, somadas a algumas tendências que não podem ser ignoradas.

Entenda o seu público ou aquele que você pretende atingir.

Para uma construção de conteúdo e arquitetura de qualidade é fundamental entender o que os usuários estão buscando para que você não gaste seus esforços na direção errada.

Olho no vizinho

É sempre importante ver o que sua concorrência vem fazendo para atrair o público. Benchmarking é saudável e pode trazer insights bem relevantes.

Pense em Mobile

Fica mais como um reforço. Já falamos aqui no Digitalking que o Mobile é mais do que uma realidade e assim como em outras iniciativas digitais, você não pode deixar de pensar nos dispositivos móveis e todo o tráfego que só cresce por lá.

Estimule a interação

Gere debates, compartilhamentos, review rating, e outras táticas para estimular o usuário a interagir com o seu conteúdo.

Não esqueça da família Google

Se você não dá importância ao Google Plus e o respeito que ele merece quando se trata de SEO, é hora de mudar seu conceito. O Google está contando com Google Plus para dar ao motor de busca um algoritmo mais confiável para classificar sites, principalmente na busca local.

O Google Places já oferece uma compilação de reviews e pontuações mais atrativas. Combinando a localização e interesse do usuário são sugeridos estabelecimentos na proximidade.

Conteúdo vale ouro

Conteúdo relevante e de qualidade. Não basta pensar na otimização dos textos. Use vídeos, imagens e o que mais possa ser configurados link bait (isca de links).

Qualidade e usabilidade irão atrair mais público para o site.

 

Essas são apenas algumas dicas. Um bom trabalho de SEO exige estudo, dedicação, acompanhamento e paciência. Os resultados não acontecem da noite pro dia e é fundamental manter o bom trabalho para não perder relevância.

 

About Bruno Borges

Formado em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESPM e MBA em Gestão Empresarial e Inovação Tecnologica. Atua no mercado online desde 2003. Com passagem por empresas como Predicta e Terra, atualmente é Gerente de Marketing Digital do Groupon. Co-fundador dos sites www.vozdoestadio.com.br e www.digitalking.com.br.