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“Qualidade”, aceita “Quantidade” como seu marido?
Como esse casamento pode dar certo?

“Qualidade”, aceita “Quantidade” como seu marido?

QUALIDADE x QUANTIDADE: O que priorizar?

Esse paradoxo está presente na vida de milhares de pessoas todos os dias: elas têm que muitas vezes decidir se podem abrir mão da qualidade para conseguir entregar mais (ou em um prazo muito curto).

No mercado que estamos inseridos, e do qual vou falar um pouco neste post, o mercado de Ad Operations, essa é uma questão que bate à porta toda vez que um Campaign Request/PI/AdInfo ou qualquer nome (já vi pelo menos uma dúzia deles) que você possa dar a requisição para inserção de uma campanha, é recebido.

Quantas vezes já se deparou com uma campanha gigantesca que, foi solicitada para ser entregue com um prazo mais apertado? Nessas horas o velho fastasma da “QUALIDADE x QUANTIDADE” aparece novamente.

Mas o que priorizar?

Antes de responder, quero explicar o porquê você deve analisar os dois pontos antes de escolher um lado: sabemos que as circunstâncias são diferentes em cada caso, e atender o seu cliente em prazo diferenciado, pode significar a permanência dele na empresa (assim é como muitos sem sentem a respeito quando tratam com clientes que trabalham com um prazo muito apertado) e consequentemente manter o emprego de diversas pessoas, e o organismo empresa funcionando de forma saudável.

Mas muitas vezes, essa gana de atender de forma rápida deixa de lado o fator “QUALIDADE”, talvez deixando de lado processos de QA (Quality Assurance) para que as entregas sejam feitas no prazo solicitado.

Nesta hora, qual lado tomar?

Acredito que alguns pontos podem ajudar bastante, tanto quem produz, tanto quem solícita, a entender que existe um casamento entre “QUALIDADE x QUANTIDADE”. Isto é, você pode entregar mais, e com qualidade. Como?

Minhas dicas são baseadas em 3 fatores:

1) Análise bem o que deve ser feito.

– Se você souber o que deve ser feito, conseguirá analisar quais são os impactos dessa solicitação. Gaste alguns minutos e entenda bem o que foi pedido, como deve ser feito e a urgência que foi lhe passada.

2) Converse com o cliente e o conscientize a respeito dos esforços necessários

imaginou que seu cliente muitas vezes não sabe o esforço que será necessário para atender o pedido que ele lhe enviou? Explicar para ele o que está envolvido o ajudará a entender que você estará fazendo o seu máximo para atendê-lo.

3) NUNCA deixe a qualidade de lado

– Não deixe de lado os procedimentos voltados a qualidade no seu trabalho. Procedimentos de checagem são imprescindíveis para garantir uma boa entrega. Um erro pode jogar todo o seu trabalho por água abaixo: não adianta colocar o seu time inteiro para fazer uma entrega em prazo excepcional mas a entrega estar incompleta ou com problemas. Muitas pessoas são afetadas quando ocorrem problemas como esse – e pode ter certeza, que você e sua empresa serão alguns dos maiores prejudicados.

Não importa qual seja o mercado que você esteja inserido, você sempre deve procurar fazer o seu máximo em entregar um trabalho de qualidade. Você SEMPRE será cobrado para entregar um ótimo trabalho, e se você zelar pela qualidade, os benefícios virão de forma tangível e intangível mais rápido do que você imagina.

About Rafael Martes

A 10 anos respirando esse mundo de tags, scripts e termos engraçados do mundo digital, teve passagens por portais, agências e empresas de marketing digital e plataformas. É founder da Operatum (www.operatum.net) e co-founder da Flutuar Studio (www.flutuar.com.br).