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O risco de perder o controle.

O risco de perder o controle.

O mercado está cada vez mais inflado de empresas que prometem entregar resultados incríveis, de maneira inteligente e com garantia de retorno. Tudo isso empacotado num incrível produto desenvolvido por empresas gigantes e engenheiros especialistas.

Num mercado que usa cada vez mais tecnologia, vemos cada vez mais casos como o da imagem abaixo.

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Algo estranho com a publicidade?

O risco que os veículos correm ao abrir seus espaços publicitários para “representantes” de venda, como redes e exchanges (que trabalham em tempo real) é esse. Perder o controle. Cometer uma gafe. Queimar seu conteúdo.

Potência não é nada sem controle. Além de escolher muito bem os parceiros com quem trabalhar, a mão de obra especializada deve estar nos planos de todos os veículos e anunciantes. Empresas de tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço e dinheiro provendo algorítmos matemáticos e metodologias de entrega de publicidade digital, feitas para entender o conteúdo da página e o usuário que está ali. Naquele momento.

Independente da eficiência, do futuro e da evolução deste mercado, a marca sempre quer falar com seu consumidor. A relação um a um, mesmo que num modelo que use tecnologia ainda é de extrema importância para toda esta cadeia de valor, ter valor.

Neste caso citado acima, todos saem perdendo. Tira o foco do principal ativo do veículo, que é o conteúdo e deixa de fazer a comunicação entre a marca e consumidor. E isso vem acontecendo com certa frequencia.

Isso acontece porque empresas como o Google (que é a responsável pela escolha do anuncio no exemplo citado) desenvolveram tecnologias que tentam entender o contexto da página, como se estivessem lendo o conteúdo de fato, e tentam entregar publicidades relativas a este contexto.

Um ser humano não deixaria isso passar. Um especialista deste mercado, poderia evitar casos como estes com alguns cliques simples e uma boa estratégia de gestão de campanhas. Uma marca nunca escolheria este canal para veicular seus produtos e o veículo nunca iria vender este espaço para esta marca.

Uma dica? Cuidado.

 

About Luis Felipe Grassitelli

Trabalhando com as plataformas de monetização do Google para os maiores veículos digitais da América Latina. Passou pela área de mídias digitais e plataformas na Rede Globo e foi coordenador de produtos de Ad Tech e especialista de mercado na Predicta.É Co-Fundador do Digitalking e louco por natureza. Empreendedor que joga poker, anda de skate, escreve, joga bola, lê e escuta muita música.