Digitalking Tudo sobre o mercado e o mundo digital

21/12/2012

2013, FBX, Mercado Brasileiro, Lumascape

Filed under: Ad Tech — Tags: , , , , , — Luis Felipe Grassitelli @ 11:24

Acredito que muitos de vocês (principalmente os que trabalham no ramo de Ad Ops e online) já viram o mapa da Lumascape Brasil criado pelo Marcelo Sant’Iago, diretor da MBreak Comunicação, no começo deste ano… pois é, esta semana ele deu uma atualizada no mapa e vejam só que interessante, nomes que estavam lá ha pouco, já não existem mais, enquanto alguns outros novos surgiram.

Este dinamismo é o que vai ditar o jogo no próximo ano e vai deixar 2013 no mínimo, interessante. O crescimento rápido da compra de mídia por RTB e novas tecnologias que estão vindo para o país para ajudar o Publisher e o Anunciante a vender e comprar mídia vão fazer com que o mercado se re-eduque e comece a comprar sua audiência, seu target direto e não mais 1 bilhão de impressões nos grandes poratis.

Hoje quem está abaixo de grandes portais como Terra, UOL, R7, Globo e IG vão querer (e poder) participar de forma mais ativa e eficiente na venda de seus espaços, muitas vezes, deixando de lado suas parcerias para caminhar com as próprias pernas. Isso já está acontecendo graças a empresas como a Navegg e BTBUCKETS, por exemplo, que começaram a dar direção e tecnologia para que os sites entendam sua audiência e quem, de fato, são as pessoas que acessam e leem seus conteúdos.

A chegada do FBX (Facebook AdExchange) com certeza irá agitar ainda mais o mercado, principalmente porque teremos alguém para bater de frente com o Google, que desde 2005 é soberano e ganha mais da metade da grana investida em online com search (Links Patrocinados, AdWords) além de avisar aos grandes portais, que hoje dominam o mercado, que as coisas começaram a mudar por aqui. Num post aqui do Digitalking, comentei que diversos players de RTB estão aguardando a certificação e homologação do Facebook para começar a operar no FBX, isso se tornará cada vez mais constante e trará movimentação de novas empresas e profissionais para o mercado também.

2013, na minha opinião, será o ano do começo da mudança; um ano em que brasileiros irão investir mais e mais em tecnologia e serviços para ajudar este mercado, que ainda é muito complexo; a vinda dos gringos que já estão ajudando o mercado deles lá ha algum tempo; e o começo da movimentação dos sites medianos e de long-tail para caminhar sozinhos utilizando estas novas tecnologias.

No Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.

Powered by WordPress