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Então você quer saber mais sobre Publicidade Online, é isso?

Então você quer saber mais sobre Publicidade Online, é isso?

É muito mais complicado do que parece. Os novatosnormalmente pensam que tudo trata-se de um processo simples de cadastrar campanhas em veículos (sites) da internet. Porém não sabem que existe todo um ecossistema bem complexo que faz tudo isso acontecer de fato.

AdServer, AdOps, AdNetworks, RTB, Frequência, AdExchanges, DSP’s, SSP’s e outros diversos nomes que aparecem no mapa do mercado publicitário Online feito pela Lumascape mostram para as pessoas que “cadastrar campanhas em veículos” está longe de ser a definição ideal para Publicidade Online.

Afinal, o que existe por trás de um anúncio na Internet?

Um nerd que estudou Ciência da Computação ou Sistemas da Informação, utilizando de seu conhecimento de códigos (tipo o Neo em Matrix) para inserir estes anúncios nos sites do mundo todo, só que não.
A grande maioria destes anúncios publicitários estão lá basicamente porque existem sites com boa audiência querendo vender seus espaços e anunciantes com muito dinheiro querendo divulgar suas marcas, produtos e campanhas. Este é a premissa básica para a Publicidade existir: Alguém querendo comprar e alguém querendo vender, simples assim.
Comprar de quem? Pagar quanto? Como fazer? Como auditar? Como atingir seu público-alvo? Como conhecer sua audiência? Vender por quanto? Como gerenciar seu site? E suas campanhas? Como fazer tudo isso acontecer?
Neste ecossistema, encontraremos os dois lados da moeda, os compradores e os vendedores, conhecidos como Buy Side e Sell Side (respectivamente). De uma forma macro, para ficar menos difícil explicar como tudo isto funciona, podemos começar falando das 3 principais entidades deste ecossistema:
• Veículos (Publishers)
• Redes de Anúncio (Ad Networks)
• Anunciantes (Advertisers)

Sell Side (vendedores)

Beleza! Agora você tem um site legal, conquistou sua audiência e quer levantar uma graninha vendendo espaços do seu site para grandes anunciantes. Quem sabe até lançar um site para Celular e vender espaços lá também!
Na verdade, não importa se você irá vender espaços no seu site, no celular, em aplicativos ou sair na rua como os homens placa do centro da cidade. O que interessa é que irá ganhar dinheiro vendendo espaços que são seus a anunciantes que tem dinheiro e irão divulgar e anunciar seus produtos nestes espaços.
Talvez os anunciantes irão colocar uma imagem em seu site, talvez um anúncio interativo ou até um joguinho, isto também não interessa muito, só é legal saber que, assim como na TV, existem diversos tipos de anúncios para serem veiculados, cada um com sua funcionalidade, preço e individualidade.
Então podemos concluir que os Veículos (Publishers) são conhecidos neste ecossistema como vendedores (Sell Side).

Redes de Anúncio (Ad Networks)

Ok, até agora, tudo certo. Mas como vender estes espaços?
Fácil! Entre no site da Coca Cola, busque pelo telefone no SAC, ligue lá e avise que está vendendo um espaço no seu site.
Quando você ainda é um site relativamente pequeno para o mercado é um pouco mais complicado vender seus espaços, as vezes você simplesmente não quer ter uma equipe de vendas ou ter que se esforçar muito para vendê-los.
Em qualquer um destes casos é possível falar com as Redes de Anúncio, que basicamente venderão os espaços do seu site para você. Maravilha!
As Redes de Anúncio (AdNetworks) são empresas que são responsáveis por comprar espaços de sites e vendê-los para as pessoas que querem comprar espaços, como anunciantes, agências e qualquer um que tiver dinheiro e vontade de anunciar alguma coisa, basicamente isso.
Então ele vende seu espaço, te avisa e te paga por isso. Eles são compradores E vendedores, porém o papel principal deles no ecossistema é o de vender, fazendo deles um dos players mais importantes do Sell Side. É preciso saber que existem muitos tipos de redes de anúncio. Existem redes segmentadas, exclusivas para conteúdos verticais (que falam de um único tema), existem redes que comercializam anúncios de texto (Google AdSense), também existem as redes de performance, que garantem que os anúncios serão vistos pelo público-alvo daquela campanha, o que fará que o preço para o anunciante seja mais caro e que o veículo, consequentemente, fature uma graninha a mais.
Basicamente esta entidade compra espaço de diversos sites e vende para anuciantes. Desta maneira o veículo não tem esforço em vender seu espaço diretamente à anunciantes e mesmo assim conseguirá gerar receita no final do mês com seus espaços.

Anunciantes (Buy Side) GRANDE! GRANDE! GRANDE!

Bom, se temos os veículos (Publishers) numa ponta deste ecossistema/cadeia de valor queredo vender seus espaços, na outra ponta temos os Anunciantes, que estão com dinheiro e anúncios prontos para serem veiculados nos sites da internet (Publishers).
Eles ganham dinheiro convertendo suas publicidades em vendas de produtos e/ou serviços e quanto mais pessoas souberem que eles existem, melhor! Unilever, Coca-Cola ou Casas Bahia, todos eles reservam uma boa quantia de dinheiro para investir em Publicidade Online, até porque a Internet hoje já tem participação de quase 14% do mercado publicitário, atrás somente da TV Aberta. Isso faz com que os grandes anunciantes procurem pelos grandes veículos. Tantos anunciantes grandes, sites grandes e anuncios caros, custa dinheiro, muito dinheiro (assim como os horários nobres da TV Aberta).
Os grandes anunciantes estão sempre atrás dos espaços mais concorridos da internet e isto faz com que estas vendas grandes acabem ficando nas mãos dos grandes sites como Terra, UOL, IG, Globo, MSN, etc… Porém, o exemplo que demos aqui é de um Publisher pequeno, que chega a procurar redes de anúncio por não ter o contato de grandes agências e anunciantes. Acontece que estes grandes anunciantes também compram de AdNetworks, que por sua vez compram espaços nos sites destes pequenos Publishers.
No mercado Brasileiro, mais de 90% das compras destes grandes anunciantes são feitas diretamente com estes grandes veículos, deixando a grande parte do dinheiro movimentado pela publicidade online na mão das mesmas “pessoas”, porém é importante saber que cada vez mais, os pequenos sites (e o mercado) vem entendendo mais seus usuários e consegue garantir um alto nível de retorno a estes grandes anunciantes. Isto só é possível porque existem outras entidades neste ecossistema (não menos importantes) que estão ajudando os Publishers e Advertisers a entender o mercado, usuários e como medir todo o êxito obtido no final de uma campanha. No final das contas, os anunciantes são os responsáveis pela grande parte da movimentação do dinheiro deste ecosisstema.
Meu palpite para o futuro próximo é que os anunciantes passarão a comprar audiência segmentada ao invés de gastar dinheiro para alcançar o maior número de pessoas, isto coloca as redes e os sites que entendem seus usuários no topo da lista de desejos destes anunciantes, que irão pagar caro à aqueles que hoje participam muito pouco das grandes vendas da publicidade online.
Para que tudo isto que falamos (e muitas outras coisas) aconteça em harmonia e funcione direito existem as empresas de AdOps, que ficará para a próxima 🙂

About Luis Felipe Grassitelli

Trabalhando com as plataformas de monetização do Google para os maiores veículos digitais da América Latina. Passou pela área de mídias digitais e plataformas na Rede Globo e foi coordenador de produtos de Ad Tech e especialista de mercado na Predicta.É Co-Fundador do Digitalking e louco por natureza. Empreendedor que joga poker, anda de skate, escreve, joga bola, lê e escuta muita música.

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