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Afinal, o que é Ad Ops?

Afinal, o que é Ad Ops?

Bom, você acaba de decidir que quer gerar receita com seu site, afinal de contas, você já tem uma boa audiência e tem até anunciantes te procurando e perguntando quanto você cobra para deixar umas publicidades no seu site durante o mês. Beleza, você fez sua conta no AdServer gratuito do Google (DFP Small Business) para conseguir gerenciar seu espaço publicitário, mas e agora?

Ad Ops (ou Operações de Publicidade Online) é uma mistura de criatividade, habilidades técnicas e IMENSA atenção aos detalhes, tudo isso ao mesmo tempo e em muitas vezes, com muita inovação rolando.

Uma pessoa de AdOps sabe informar a performance de um anúncio e/ou campanha publicitária de seu site em alguns minutos. Também sabe que o anúncio deve veicular na data correta, que não deve aparecer aos finais de semana e não deve competir com o anunciante que está te pagando mais dinheiro nas suas páginas premium. Sabe também que a nomenclatura deste anúncio deve estar corretamente inserida para que no final da campanha ninguém tenha problema em extrair relatórios e saber do que se está falando. Além disso irá resolver problemas mais técnicos como algum anúncio em seu site que não está clicando, ou está redirecionando para uma página errada, por exemplo.. 
Faz parte da rotina de AdOps estar sempre em contato com a equipe de vendas do site, para dar todo o suporte necessário no momento da venda: Se é possível vender aquele espaço, se a segmentação é adequada, se existe audiência para aquele anúncio e se é viável a veiculação daquela publicidade. Este contato também acontece com o cliente direto (seja uma agência ou um anunciante) para resolver problemas com o material criativo ou alguma dúvida mais técnica.

O trabalho de uma pessoa de AdOps tende a ser uma coisa repetitiva, dia após dia fazendo as mesmas coisas, muitas vezes com um grande volume de tarefas a serem executadas. É preciso falar com o anunciante e com a equipe de vendas do site qual o espaço disponível para venda, analisar todas as campanhas que estão no ar, extrair relatórios internos e externos, garantir que não haja problemas com os anúncios no site, resolver problemas de entrega, validar materiais, enfim… uma rotina repetitiva. Não podemos falar que o trabalho é ruim, mas existem dias que estes profissionais chegam ao limite para garantir que todo este sistema flua de maneira correta e ninguém perca dinheiro (afinal, todos estes anúncios custam dinheiro para os anunciantes e agências).

Até este ponto o trabalho é relativamente simples. A habilidade técnica de um profissional de AdOps é posta à prova em momentos críticos como por exemplo a mudança de AdServer. Um site que era pequeno tornou-se grande, a solução gratuíta já não é mais suficiente para ele atender a demanda. É preciso trocar de tecnologia. Neste momento os profissionais de AdOps devem estar em contato direto com as equipes de desenvolvimento do Site, suporte técnico do AdServer e ter conhecimento para poder estruturar o Site da melhor maneira possível, garantindo a maior performance e possibilidades de vendas. Este passo é fundamental, pois a tendência de um site grande é aumentar as vendas, com isso é necessário maior controle do espaço e audiência que você tem, e para isso os super-heróis multi-tarefa de AdOps entram no circuito, para garantir que não haverá estresse entre vendas, tecnologia e anunciantes.

Por causa desta mistura de habilidades que um profissional de AdOps deve ter, podemos definir algumas habilidades fundamentais desta pessoa para que ela inicie neste mercado:

  • Atenção aos detalhes.
  • Algum conhecimento técnico (ou facilidade em aprender)
  • Ser extrovertido, ter uma boa personalidade e senso de humor (acredite, em dias com muito trabalho é isso que irá salvar você E sua equipe).
  • Habilidades em falar e atender clientes.
  • Saber trabalhar com alta demanda (e matar no peito tudo o que vier pela frente).

Algumas coisas que devem saber sobre este mercado e pessoas de AdOps são:

1. Ninguém sabe que AdOps existe, então não escolhem esta carreira com antecedência. Este mercado é novo, principalmente no Brasil. Normalmente os novatos são os estagiários que estão cursando Publicidade ou SI e caem de para-quedas em uma operação. O tempo de crescimento tende a demorar de 2 a 4 anos, que servirão de aprendizado (pois você não aprende AdOps em nenhuma escola do mundo) e deverão levá-lo a 3 caminhos diferentes, de acordo com seu pacote de habilidades: Especialistas Técnicos, Engenheiros de Venda ou Gestores de equipe (ainda com conhecimento técnicos avançados). Estas tendem a ser o caminho natural da evolução de um profissional de AdOps.

2. Ninguém sabe que AdOps existe, então só procurarão serviços de AdOps quando realmente precisarem, isto é, no exemplo inicial que falei, onde é necessário conhecimento específico para que tudo flua naturalmente. De qualquer maneira a tendência para que isto mude drasticamente é grande e cada vez mais temos pequenos sites que já entendem que, para gerar receita em seus sites será necessário o uso de serviços especializados.

3. Como ninguém sabe que AdOps existe (ainda), você não encontrará informações sobre cargos, salários médios e perspectivas de carreira em AdOps em NENHUM LUGAR! Você conseguirá ver posições e cargos de vendas, mas não de AdOps. Porém, sem a equipe de vendas não há tráfego de publicidade e sem o tráfego não existe motivo para que a equipe de vendas exista, então estamos prestes a aparecer no mapa (lol).

O que posso falar com toda a certeza é que: De uma forma geral, AdOps é fundamental e necessária para a gestão, entendimento, controle e rentabilização de publicidades na internet.

About Luis Felipe Grassitelli

Trabalhando com as plataformas de monetização do Google para os maiores veículos digitais da América Latina. Passou pela área de mídias digitais e plataformas na Rede Globo e foi coordenador de produtos de Ad Tech e especialista de mercado na Predicta.É Co-Fundador do Digitalking e louco por natureza. Empreendedor que joga poker, anda de skate, escreve, joga bola, lê e escuta muita música.

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